quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Estado vai convocar dois mil professores


O secretário de Educação, Wilson Risolia, encaminhou, nesta quarta-feira (27/2), à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o pedido de autorização para convocação de mais 2 mil professores aprovados no concurso de 2009. As convocações ocorrerão de acordo com a necessidade da secretaria, durante o prazo de validade da seleção, que expira em março de 2014. 
Convocações irão acontecer durante o prazo de validade da seleção, que expira em 2014
Esta é mais uma ação da secretaria para redução da carência de professores na rede estadual. Em fevereiro de 2011, o déficit era de 11.778 docentes. Este ano, esse número passou a ser de 900, ou seja, houve uma redução de cerca de 90%.
A oferta inicial do concurso de 2009 era de 5.387 vagas para docente I, do 6º ao 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio, distribuídas por diversas disciplinas. A jornada de trabalho é de 16 horas semanais. Nos três anos de vigência do concurso, foram chamados 8.275 aprovados.
- Desde 2007, mais de 34 mil novos professores entraram para o Estado. Houve uma redução enorme da carência. Ainda há problemas crônicos, pois nem a academia forma profissionais que atuem em determinadas áreas. Estamos criando benefícios, como os auxílios alimentação, transporte e qualificação, e trabalhando com bonificação para atrair novos docentes para a carreira - afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.
Além do novo concurso para docente, cujo edital deve ser divulgado no primeiro semestre, a secretaria está se programando para realizar uma seleção para inspetor de alunos, com oferta inicial de 984 vagas.

Fonte: Imprensa RJ

2 comentários:

  1. Deputado Janio Mendes. A oferta de profissionais na área da educação é bem maior do que as necessidades do Estado. Mas, o problema é o salário. Muitos assumem o cargo até o momento que surge uma condição mais vantajosa, mesmo não sendo na área de sua formação. Isto é inegável, basta se verificar os índices de professores que abandonam as salas de aula já nos primeiros anos de investidura.
    Sergio A. Fridman

    ResponderExcluir
  2. Caramba, finalmente, deputado! Estou nesses dois mil, sem dúvida!!

    ResponderExcluir