quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Papa e a Jornada


Ainda sob os efeitos da inesperada renúncia do Papa, em plena euforia momesca, iniciamos a Quaresma, tempo de recolhimento e aprofundamento na fé. A Igreja de hoje se dedicará nestes dias às orações pelo Conclave, que elegerá o novo Bispo de Roma e Pontífice da Igreja Católica.
A surpresa da renúncia se dá pelo fato de que há 600 anos este feito não se repete. Logo, caso raro, mas não incomum a história da Igreja, que já conviveu com outros 4 episódios do tipo ao longo de seus mais de 2.000 anos de história. Os Papas passam e a Igreja fica. Assim, não há o que se temer da grande onda de especulações que tramam entorno da renúncia de Bento XVI, fundada nas suas precárias condições de saúde e do alto de sua lucidez, para o exercício cargo de Chefe de Estado do Vaticano, em um instante que o mundo precisa que a Igreja tenha um líder em pleno vigor físico e envolvente ardor missionário.
O governo da Igreja é um governo de homens, suscetível a falhas e erros próprios da natureza humana, porém consciente da ação plena do Espírito Santo e de sua natureza divina, que a impulsiona e conduz, fazendo dos tempos de crise, um tempo de amadurecimento e crescimento, assim tem sido ao longo da história.
No governo da Igreja, as coisas não mudam de acordo com a vontade do líder ou pressões setoriais; elas seguem a um planejamento que visa ao atendimento de uma meta pastoral e missionária, estabelecidas diante das exigências do tempo, mas seguindo a vontade de Deus. Desta forma, a Jornada Mundial da Juventude - Rio2013, não é um evento do Papa, mas sim um evento da Igreja, que assiste na juventude a sede de Deus em um mundo marcado pela ausência de valores. Não importa quem será o Papa, se americano, europeu, latino, africano ou asiático, ele estará presente a Jornada Rio2013. Assim como o Rio, Cabo Frio deve continuar se preparando para acolher os peregrinos que virão do mundo inteiro para a Semana Missionária. Vamos acolher a Igreja que caminha, agora com um novo objetivo: Vamos ao Rio conhecer o novo Papa!

Coluna publicada na edição do dia 14/02/13 do jornal Folha dos Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário