segunda-feira, 15 de julho de 2013

PESCADORES DE CABO FRIO IMPEDIDOS DE PESCAREM EM RESERVA EXTRATIVISTA


Deputado Jânio Mendes busca conciliação para garantir direito de pescadores tradicionais de Cabo Frio

O deputado Jânio Mendes recebeu em seu gabinete, representantes da Colônia de Pesca de Cabo Frio para ouvir as reivindicações dos pescadores que vivem tradicionalmente da pesca na região.

Na pauta, a proibição imposta aos pescadores de Cabo Frio de pescarem em áreas da reserva extrativista de Arraial do Cabo. Segundo um dos líderes da classe trabalhadora que procurou o deputado, os barcos de Cabo Frio estão sendo proibidos de pescarem na RESEX. Caso haja qualquer insistência, a embarcação poderá ser apreendida.

A Reserva Extrativista – RESEX é uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável, estabelecida pela Lei 9.985/2000 (Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC). As RESEX são utilizadas por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Após a reunião no escritório de Cabo Frio, Jânio se reuniu com representantes dos pescadores de Arraial do Cabo para intermediar um encontro entre os pescadores das duas cidades, e tentar encontrar uma solução conciliatória para o embargo.

- Precisamos encontrar um meio de conciliar e atender aos pescadores, sem prejuízos para nenhum deles. Me reuni com o Chico e a Marcilene - presidente da Colônia de Pescadores de Arraial do Cabo, acertamos um encontro entre os pescadores de Cabo Frio e Arraial do Cabo, para conciliar entendimento em favor dos pescadores tradicionais de Cabo Frio, que hoje estão impedidos de pescar na área da RESEX - disse Jânio.



Jânio enfatizou ainda, a importância da participação dos pescadores cabofrienses na elaboração dos estudos que visa a criação da APA de Cabo Frio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário