quinta-feira, 18 de julho de 2013

UMA JORNADA POR UM NOVO MUNDO

por Jânio Mendes
 
A cidade de Cabo Frio vive dias de intensa felicidade com a chegada dos peregrinos da América e da África, que participam da Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude.

Inicialmente, quero falar aos irmãos Nigerianos. Seguramente, esta não é a primeira delegação da África que chega a Cabo Frio e, provavelmente, não será a última. Creio, no entanto, que devemos, na condição de bons cristãos, pedir-lhes perdão pelos atos de violência física e cultural que marcaram a vida e a história do povo africano em nossas terras. Esta é uma atitude que imagino ser a de um político que, de algum modo, representa a nação e sabe o que significou a escravidão por mais de 400 anos.

A atual visita é um ato voluntário de vontade e de fé. Devemos aproveitar e ser-lhes gratos, pois foi a resistência do povo da África que influenciou nossa história, nossa cultura e nos ajudou a forjar o povo brasileiro. Somos muito semelhantes, sobretudo enquanto herança cultural.

Cabe-nos também dizer aos irmãos latinoamericanos, com quem aprendemos juntos a forjar valores e construir o ambiente democrático, que, com sua alegria apesar das adversidades, eles nos fazem crer mais no futuro. A fé e devoção latinas, inspirados sob o manto da Mãe do céu Morena, com olhar e caridade tão divinas, nos faz permanecer mais fortes na contenda e pacíficos na convivência. Somos um povo determinado. Aos irmãos Venezuelanos e Paraguaios, a certeza de que, juntos, somos mais fortes na superação das adversidades.

Por fim, falo aos irmãos Argentinos, a estes que, com nossa doce rivalidade e reconhecendo a qualidade do que fazem, do que realizaram ao longo da nossa história comum, nos ajudam a superar limites e a sermos melhores: no trabalho, na cultura, na economia e principalmente nos esportes.

De um modo muito especial, agradecemos aos irmãos Argentinos pela oportunidade do primeiro Papa latino e do primeiro Papa com o nome Francisco. Em um momento da história em que o mundo materialista do ter e do prazer irresponsável parecia dominar o mundo autêntico do ser, recebemos um chamado a imitar Francisco, a perceber no outro a imagem do si mesmo, a sermos humildes com os humildes, solidários com os que precisam de solidariedade e acima de tudo simples, éticos e honestos como viemos ao mundo.

Se vocês já nos estimulavam a ser melhores na cultura, no esporte e na economia, agora nos convocam a sermos melhores na Fé. Como Católicos, somos todos irmãos na fé e com o Papa Francisco somos todos Argentinos no coração da Santa Igreja.

Bem-vindos, irmãos de fé, de paz e de esperança.

* Jânio Mendes é deputado estadual







Nenhum comentário:

Postar um comentário