segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ALERJ DEBATE MORTES DE JOVENS NEGROS


Deputados querem que Secretaria de Segurança Pública adote metas específicas para combater a letalidade de jovens

O deputado estadual Jânio Mendes (PDT) participou nesta segunda-feira (19/08) da Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que vai solicitar à Secretaria de Estado de Segurança Pública a inclusão no Sistema Integrado de Metas da pasta, a letalidade violenta de jovens, principalmente negros.

O colegiado debate alarmantes dados sobre jovens negros que morrem numa proporção de 2,3 para cada jovem branco, ou seja, um jovem negro tem 2,3 vezes mais chances de ser assassinado do que um jovem branco. A Comissão defende uma política específica para essa juventude negra.

A secretaria de segurança monitora os resultados de um sistema baseado em indicadores estratégicos de criminalidade que permite a criação de metas previamente estabelecidas de acordo com delitos escolhidos. O batalhão que consegue reduzir a criminalidade em determinada área, é premiado.  Os parlamentares solicitam que nessa meta possa ser incluído um dado específico, que é a redução da morte de jovens, principalmente negros de 15 a 29 anos.
Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Daniel Cerqueira apresentou dados que mostram que, a cada ano, uma proporção maior de jovens, cada vez mais novos, são assassinados. O perfil desses jovens, vítimas dos vários tipos de mortes violentas, é em sua maioria de homens, negros ou pardos, com baixa escolaridade, mortos por armas de fogo. Cerqueira comparou esses números a de uma situação de guerra.


- No Brasil, de um modo geral, a violência letal, sobretudo contra jovens, é absurda. No estado do Rio estamos falando de 103 jovens mortos por ano, para cada cem mil habitantes. Hoje as crianças que nascem no estado, do sexo masculino, tem a expectativa de vida reduzida em um ano e quatro meses”, disse Daniel Cerqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário