sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Jânio pede agilidade para votação de Projeto de Lei sobre limites territoriais de Varre-Sai

O projeto pretende reparar um erro de demarcação entre os municípios de Varre - Sai e Porciúncula

O deputado Jânio Mendes ocupou a tribuna nesta quinta-feira (29/08) para cobrar agilidade no andamento do Projeto de Lei n° 808/2011 de sua autoria que retifica os limites intermunicipais de Varre-Sai.

O projeto pretende reparar um erro descoberto em 2007, quando, na realização de um censo pelo IBGE constatou-se que os bairros de Arataca e Jacutinga historicamente pertencentes a Varre-Sai na verdade estavam dentro dos limites de Porciúncula.





Procurado pela Associação de Moradores de Arataca e Jacutinga o deputado Jânio entendeu o anseio daquela população que afetivamente e culturalmente sentem-se moradores de Varre-Sai e após a realização de uma audiência pública apresentou o projeto de lei e desde então tem lutado efetivamente para a aprovação da proposta.

- Varre-Sai elege prefeito com os votos de Arataca e Jacutinga, os dois bairros tem vereadores eleitos, com assento na câmara de Varre-Sai. O município de Varre-Sai mantêm as escolas e os postos de saúde que atendem as comunidades de Arataca e Jacutinga e hoje a população de lá é utilizada como base para cálculo do fator que define a cota-parte do fundo de participação dos municípios e do ICMS que o município de Porciúncula recebe, ficando o ônus de manter toda a atividade social, política e econômica daquela comunidade com o município de Varre-Sai - explicou Jânio em seu discurso.


O deputado apresentou requerimento para que o projeto seja incluído na Ordem do Dia para votação por parte dos parlamentares. O projeto que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça encontra-se parado na Comissão de Assuntos Municipais presidida pela deputada Clarissa Garotinho desde 27 de março deste ano, o que fere o Regimento Interno da Assembléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário