quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lei que Institui Dia do Diagnóstico Precoce do HIV sai do papel


A pastoral da AIDS tem o objetivo de realizar uma grande campanha de conscientização para o diagnóstico precoce, e conta com o apoio do Dep. Jânio Mendes para isso.

O deputado Jânio Mendes esteve nesta terça-feira (27/08) na Subsecretaria de Vigilância em Saúde para discutir a Lei 6307/2012 de sua autoria que instituiu o dia 07 de abril como Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV.

A reunião que contou com a presença de agentes da Pastoral da Aids teve como objetivo organizar junto ao Governo do Estado uma grande campanha de conscientização para o diagnóstico precoce.




- Um dos principais problemas que nós temos é o grande número de pessoas que são diagnosticadas tardiamente, as vezes elas não são diagnosticadas pelo teste e sim por conta da doença, por isso a mortalidade causada pela aids chega a um número muito elevado. Hoje, a prioridade número um das ações de HIV/AIDS é o diagnóstico precoce. Daí a importância desta lei, por que a pessoa diagnosticada e tratada precocemente interrompe a cadeia de transmissãoafirmou o Dr. Alexandre Chieppe, Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.

Além da realização da campanha de conscientização no dia 07 de abril do próximo ano, durante a reunião a Subsecretaria também se comprometeu a promover a capacitação de agentes da Patoral da Aids para a realização dos testes rápidos de diagnóstico da Aids.

- O primeiro passo foi dado com a aprovação desta lei, a ideia é fazer no dia 07 de abril uma grande campanha. O fundamental é que a estrutura pública esteja voltada para o diagnóstico precoce.

A capacitação dos agentes da Pastoral é um avanço de nossa proposta – disse Janio
Também participou do encontro a Dra. Denise Pires, Gerente de Doenças DST/AIDS, Sangue e Hemoderivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário