quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Interiorizar a Pesquisa Científica

    Tive a oportunidade de participar na terça-feira de uma mesa redonda no Instituto Federal Fluminense com o tema “As Perspectivas de Desenvolvimento de Pesquisas na Região dos Lagos”, por ocasião da 10° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
   A discussão foi pautada na interiorização dos investimentos na área da pesquisa científica em nosso estado e permitiu que fizéssemos uma análise da realidade que vivemos neste campo.
    Percebemos que os investimentos, foram por décadas e décadas suprimidos e com isso não avançamos. Não ocorreu a interiorização da pesquisa científica e da universidade, de modo que o interior do estado seguiu patinando na sua velha história.
   Nosso debate está voltado para a necessidade de se atrair investimentos do Governo Federal, que já nos brindou com a interiorização dos Institutos Federais que formam e capacitam na área tecnológica e também na área da graduação, mas precisamos que o Governo do Estado, através da Faperj chegue com os editais de pesquisa. Ontem estive com o secretário Gustavo Tutuca e fiz essa crítica e o convite para a discussão dessa questão. É inegável que tivemos um aumento no número de editais, isso é um avanço, mas ainda existe o vício antigo da não interiorização. E nós precisamos ter o olhar diferenciado para o interior do Rio de Janeiro.
   Imagine se nosso país, nosso estado, investisse de fato e de verdade em pesquisa, na comunidade científica e universalizasse o acesso. É isso que a comunidade acadêmica pede neste momento em que estamos refletindo a 10° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
   Hoje o que mais nos entristece no interior, é chegar na cidade de Macaé e ver que os brasileiros são minorias nos cargos chaves da direção das empresas que operam na capital do petróleo. Por que somos minoria? Por que não temos investimento em pesquisa, por que não temos a oferta de oportunidades. E é preciso que essa oferta chegue a esses cidadãos. Por essa razão, na condição de presidente da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia deixo esta reflexão. Nós estamos avançando, mas precisamos fazer com que esses investimentos cheguem ao interior do Estado do Rio de Janeiro. Universalizando e democratizando o acesso a pesquisa.

Coluna publicada na edição do dia 23/10/13 do jornal Folha dos Lagos
Mesa Redonda no IFF - Cabo Frio


 
Janio com professores do Instituto

Nenhum comentário:

Postar um comentário