domingo, 26 de maio de 2013

LUTA DE JÂNIO POR MELHORIAS NO SANEAMENTO DA REGIÃO RECEBE ELOGIOS DE AMBIENTALISTAS


Lei aprovada na Alerj beneficia cinco cidades da Região dos Lagos: de Búzios a Iguaba Grande melhorias no tratamento de esgoto

O Projeto de Lei aprovado na Alerj – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro versa sobre melhorias no abastecimento de água e, também, para o tratamento de esgoto. Os recursos da ordem de R$ 11,5 milhões estão previstos para resolver o problema da Lagoa de Geribá em Búzios, livrando a Praia de Manguinhos das línguas negras. Além disso, um sério problema de lançamento de efluentes no Rio Una vai ser solucionado com o tratamento em 99% dos efluentes e salvando toda área do manguezal - ameaçada há décadas pelo crescimento regional.

O deputado estadual Jânio Mendes, um dos mais atuantes parlamentares em busca de recursos para as cidades da região litorânea, vê o trabalho recompensado pelos elogios que recebe de grandes nomes ligados às causas ambientais no estado.

Leia e-mail recebido pelo deputado na sexta-feira (24/06):

Alô Jânio,
Parabéns pela conquista de aprovação de nosso pleito de década junto à Alerj. Valeu meu voto. O despejo de efluentes das ETE’s terciárias na Bacia do Una é um enorme ganho ambiental
Monitoramos a qualidade das águas de toda região e a operação das ETE’s. Desperdiçar o efluente dessas ETE’s despejando na Lagoa Araruama é uma enorme besteira ambiental. 
Os efluentes são de alta qualidade, além de propiciar a diluição de poluentes do Una, poderão ser usados em agricultura. 
Como digo:
“O cúmulo dos absurdos é buscar água no Rio São João, encher de cocô e despejar na Lagoa Araruama enquanto o trecho entre o São João e Araruama é um deserto que precisa de água”.
Em outras palavras: Destruímos 2 corpos hídricos e condenamos uma região a desertificação.
Num país de 1º. Mundo isso jamais aconteceria. Felizmente estamos evoluindo. 
Daí nossa militância que vc acompanha há 20 anos: 
“Captar esgotos que caem na Lagoa, tratar e levar efluente para reuso em área agrícola”.
Infelizmente a ignorância ambiental de alguns pseudoambientalistas que só olham para o próprio umbigo num sentimento egoísta, reclamam do que devia ser comemorado. 
O monitoramento demonstra claramente os benefícios ambientais dessa transposição.
Abraço,

Arnaldo Vila Nova
ambientalista







Nenhum comentário:

Postar um comentário