quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Instituições da Região dos Lagos pedem mais oportunidade nos editais da Faperj

 

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa realizou audiência pública no campus do IFF - Cabo Frio para discutir a “Interiorização dos Investimentos do Estado em Pesquisa Científica”. Representando a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, o subsecretário Alexandre Viera teve oportunidade de debater as demandas e os anseios das instituições de ensino e pesquisa da região.

- Temos trabalhado com o intuito de aproximar a secretaria das instituições que não se encontram na capital. A realização de audiências como esta é fundamental para este propósito, pois elas permitem o diálogo direto com as instituições – afirmou o subsecretário.

A discussão teve como principal foco os editais de pesquisa da Faperj, que segundo os pesquisadores da região, na prática não possibilitam que projetos do interior sejam contemplados. Ao final da audiência elegeram esta questão como a principal demanda a ser vista pela secretaria. O subsecretario se comprometeu a incluir esta temática na pauta da reunião do conselho da Faperj.

- Com a realização desta audiência tivemos a oportunidade de ouvir aqueles que diariamente lutam pelo desenvolvimento da pesquisa em nossa região, mas que não recebem o auxílio do Estado em seus projetos justamente por estarem fora do círculo de pesquisa da capital. Temos a obrigação de trabalhar para reverter esta situação – declarou o deputado Janio Mendes.

Estiveram presentes representantes do IFF, IFRJ, IPUFRJ, IEAPM, FAETEC, Ferlagos e Secretaria de Ciência e Tecnologia de Búzios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário