quinta-feira, 1 de agosto de 2013

COMEÇA HOJE O PERÍODO DE DEFESO NA LAGOA DE ARARUAMA

Pescadores são cadastrados e receberão o Seguro Defeso durante os noventa dias de proibição total da pesca na lagoa

Tem início nesta quinta-feira (01/08) o período de defeso das espécies da Lagoa de Araruama. Durante os próximos três meses os pescadores receberão o Seguro Defeso.

O defeso vai até o dia 02 de novembro e os barcos devem permanecer ancorados. Este ano é a primeira vez que se faz o período de defeso com restrição total. O objetivo do defeso é a reprodução de espécies que estão em falta no ecossistema e, as que são capturadas para comercialização.
Segundo dados da Fiperj, a Lagoa de Araruama é responsável por abastecer o mercado com cerca de 80 toneladas de pescados por mês.
Apesar da importância da pesca para a economia da região e sustento dos pescadores, nenhuma embarcação, rede ou linha poderá ser utilizada durante os 90 dias.

O deputado estadual Jânio Mendes participou de reuniões com pescadores e destacou a importância do período de defeso para que a Lagoa de Araruama continue proporcionando em abundância todas as espécies que sempre produziu.

- Deixo aqui, meu agradecimento à equipe do Ministério do Trabalho, através da Dra. Tânia - Diretora da Delegacia do MT em Cabo Frio - que atendendo nossa solicitação destacou servidores para atuar no esclarecimento e cadastramento de pescadores da região – disse Jânio Mendes.

A iniciativa do deputado em buscar este contato com os pescadores visa informar a cada um deles da importância do cadastramento.

- Queremos evitar que, por falta de documentação ou desconhecimento, nossos pescadores  percam o direito de receber o benefício – finalizou Jânio.

Ascom Deputado Estadual Jânio Mendes (PDT)






Nenhum comentário:

Postar um comentário