segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ao mestre com rancor

Professores dormiram na fila para entrar no cadastro de reserva da Prefeitura de Cabo Frio  
    
     A humilhação registrada no cadastramento do professor para contratos na prefeitura de Cabo Frio só é comparada na história às humilhantes filas para pagamento de salários, durante o primeiro governo do Alair, no Palácio do Lixo. Exposto a sol, chuva e toda forma de humilhação, o professor aguardava horas a fio para receber o salário referência, à época inferior ao mínimo nacional.
      Hoje, em pleno século XXI, na era da informação e da comunicação virtual, onde de casa é possível acessar o universo, o professor de Cabo Frio é obrigado a enfrentar madrugada fria, sob chuva à espera, para a exemplo dos campos de concentração nazistas, entregar sua carteira de identidade e sorrir para uma foto a ser entregue ao soberano; que após comparação com imagens de comícios e caminhadas expostas na redes sociais, definir quem será contratado.
     Muitos dos que estão na fila, apesar de abastecidos de méritos e capacidade profissional, fotografam sua própria condenação. O anunciado governo da dignidade reserva ao professor a mais indigna humilhação.
     Registre-se que muitos daqueles que aguardam na fila, também estão na fila do último concurso, que pleno de validade, é ignorado por um governo, que impõe a humilhação sem ao menos realizar um levantamento do número de vagas ou anunciar um critério seletivo para a contratação.
     Hoje, muito se fala da necessidade do reconhecimento da autoridade do professor para a construção de uma política pedagógica transformadora. Na contra mão da história, assiste-se em Cabo Frio o ultraje da imposição da humilhação ao Mestre com rancor.


Apesar de toda tecnologia já disponível, professores tiveram que enfrentar horas na fila para se cadastrar

Fotos: Alex Tavares/Folha dos Lagos

Um comentário:

  1. Esse é só o início da tentativa de tornar subserviente uma categoria que estava se desvencilhando dos desmandos dos politiqueiros. Agora os concursados serão punidos com a fofoca corrente de que nossos salários de janeiro serão pagos com base no PCCR, mas sem as titulações. Que absurdo! Estão querendo questionar nossos benefícios só porque não foram os administradores que agora controlam a prefeitura que fizeram o processo? Porque se preocupar com essas pequenas vinganças? Se meu salário vier errado não inicio o ano letivo. Recadastramentos são necessários, mas não com embargo de pagamento. Se houver erro, que se desconte depois. Estamos mal ...

    ResponderExcluir