sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Esgoto tratado vai irrigar lavouras em cidades da Região dos Lagos


A Secretaria do Ambiente prepara um projeto-piloto para garantir que o esgoto despejado na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, beneficie proprietários rurais. A iniciativa é uma experiência inédita de Economia Verde no país e pretende contemplar os agricultores ao desviar o esgoto tratado para ser usado na irrigação de lavouras. Os efluentes são compostos de nutrientes que podem ser utilizados na fertilização de terras. Aprovado pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental), o projeto receberá R$ 7 milhões.
De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a alternativa também solucionará dois problemas: a proliferação de algas e a diminuição da salinidade das águas da Lagoa de Araruama, que afastam do habitat peixes de grande valor comercial. O projeto-piloto vai ser iniciado nas cidades de São Pedro da Aldeia e Iguaba.
– Estamos melhorando a Lagoa de Araruama, que já recebeu investimentos, e também a agricultura, que será beneficiada com água doce para irrigação de propriedades rurais e nutrientes para a fertilização – disse Minc.
 A iniciativa contará com o apoio da Secretaria de Agricultura, que auxiliará no trabalho de identificação das propriedades rurais, além das prefeituras e de concessionárias de água. A previsão é de que o acordo seja oficializado em fevereiro.

Efluentes da Lagoa de Araruama serão utilizados na irrigação agrícola
Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário